a

a

 

Neiva Chaves Zelaya, Tia Neiva, Mãe Neiva, Nossa Mãe, Agla Koatay 108. São várias as formas que podemos nos dirigir a esta mulher, que foi um ser extraordinário que recebeu e estruturou esta Doutrina do Amanhecer em cada um de nós.

O potencial de Tia Neiva não pode ser resumido na clarividência, pois ela foi dotada de mediunidade universal, isto é, possuía todos os tipos de mediunidade, qualidade peculiar de um ser Iluminado.

Essa condição permitiu que, dentro de modesta e simples condições, Tia Neiva vivesse e agisse, simultaneamente, em vários planos existenciais com plena consciência em cada um desses planos, visualizando o passado ou o futuro, traduzindo suas visões em termos coerentes e racionais.

Podia ver e conversar com seres de outras dimensões e de planos inferiores ou superiores, realizava transportes e desdobramentos, o que permitiu que fizesse um curso no Tibete, com o Mestre Humarram, sem que seu corpo físico de deslocasse do Vale do Amanhecer.

Em 1958 deixou o Núcleo Bandeirante, onde começara sua missão espiritualista, e fundou, em 8 de novembro de 1959, a União Espiritualista Seta Branca - UESB, na Serra do Ouro, próximo a Alexânia, Goiás, dando início à missão que recebera de Pai Seta Branca. Em 9 de novembro de 1959 ingressou na Alta Magia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em 1964 mudou-se para Taguatinga, onde funcionou a Ordem Espiritualista Cristã, transferindo-se para cá, em novembro de 1969.

Pela Doutrina, Tia Neiva implantou a importante conduta doutrinária em seus médiuns, capacitando-os ao atendimento sob a ação das forças iniciáticas, sem precisar da manifestação dos pacientes, que não precisam revelar quem são, o que fazem ou de onde vêm.

Vivificando o Evangelho de Jesus, simples e humana, foi Tia Neiva uma grande mãe para todos nós, sempre nos tratando com amor e carinho, compreensão e tolerância, suavemente nos impondo o respeito e a obediência a ela devidos como líder de uma Corrente cuja grandeza e limites não podemos alcançar.

Sua vida, suas dificuldades, seu sofrimento, sua Doutrina, de tudo consta uma grande parte nos diversos trabalhos elaborados por seu companheiro, o Trino Tumuchy, Mestre Mário Sassi.

No Evangelho de João (XIV, 12 a 17 e 26), nos é transmitida a palavra de Jesus: E eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre: o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós os conheceis, porque habita convosco e estará em vós! (...) Mas aquele Consolador - o Espírito Santo – que o Pai enviará em nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito!

Pela Doutrina do Amanhecer, aprendemos a manipular as forças que nos competem, agindo na Lei do Auxílio em benefício de nossos irmãos encarnados e desencarnados, aliviando nosso carma pela Lei de Causa e Efeito, em busca do conhecimento e aprimoramento de nossa conduta doutrinária.

E tudo isso devemos à nossa querida Mãe Clarividente, que representa, para nós, aquele ESPÍRITO DA VERDADE, porque nos trouxe uma nova esperança, através desta Doutrina que nos libertou de dogmas religiosos e superstições, fazendo, em nossas mentes, a substituição de velhos ensinamentos, que exigiam a fé cega e desprezavam a razão, por noções simples e claras, com bases científicas, com idéias diretas e profundas que nos permitem entender o Universo e conciliando a Fé e a Ciência que nos impulsam para a Nova Era.

Em mensagem de 9 de abril de 1978, Tia Neiva nos disse: “... É somente pela força do Jaguar, nesta Doutrina do Amanhecer, e na dedicação constante de nossas vidas, por amor, que podemos manipular as energias e transformar o ódio, a calúnia e a inveja em amor e humildade, nos corações que, doentes de espírito, permanecem no erro. Quantos se perdem por falta de conhecimento e por não terem a sua lei. Nós temos a nossa Lei, que é o amor e o espírito da verdade! Vamos amar, e na simplicidade de nosso coração, distribuir tudo o que recebermos, na Lei do Auxílio, aos nossos semelhantes...”

Fazemos aqui apenas este registro singelo, como uma pequena homenagem a este grandioso espírito, recordando algumas palavras marcantes de nossa querida Mãe:

  • DEIXE QUE A LUMINOSIDADE DIVINA ILUMINE O TEU SER!... FECHE OS OLHOS FÍSICOS E ABRA OS OLHOS DO ESPÍRITO, PARA QUE JESUS POSSA ENTRAR...

  • SOMENTE O AMOR NOS GUIA E NOS TESTA A TODOS OS INSTANTES DE NOSSAS VIDAS CÁRMICAS.

  • MUNDO É UM HOSPITAL ONDE A CURA É A PRÓPRIA DESOBSESSÃO.

  • DECEPCIONAR OS OUTROS É O MESMO QUE ASSASSINAR, MATAR AS ILUSÕES, OS SENTIMENTOS DOS QUE ACREDITAM EM NÓS!

  • QUANDO CHEGO NO TEMPLO OU NAS HORAS DE TRABALHO, ESQUEÇO DE NEIVA E PASSO A VIVER SOMENTE TIA NEIVA.

  • SER HONESTO EM TODOS OS SENTIDOS! NÃO SE ESQUEÇA DE QUE, POR MAIS ESCONDIDO QUE ESTEJA, A SUA SOMBRA PODERÁ SER VISTA!...

  • A NOSSA RESPONSABILIDADE É GRANDE DEMAIS PELO COMPROMISSO QUE ASSUMIMOS, NOS PLANOS ESPIRITUAIS, PARA SERMOS O SOCORRO FINAL NESTA NOVA ERA.

  • NÃO SOMOS POLÍTICOS. PORÉM, TEMOS COMO OBRIGAÇÃO OBEDECER ÀS LEIS E CUMPRIR COM DIGNIDADE O QUE NOS REGEM OS GOVERNANTES DE NOSSA NAÇÃO.

  • JUNTO A MIM, NA LONGA ESTRADA, EM DIREÇÃO À PORTA ESTREITA, ESTÁ COMIGO O DOUTRINADOR!

  • TODOS NÓS TEMOS UM AMOR, UM GRANDE AMOR NA NOSSA VIDA, QUE DIZ SER A NOSSA ALMA GÊMEA!

  • QUANDO ESTAMOS EM PAZ COM A GENTE MESMO, NADA NOS ATINGE.

  • VAMOS EQUILIBRAR OS TRÊS REINOS DE NOSSA NATUREZA E PAGAR COM AMOR O QUE DESTRUÍMOS POR NÃO SABER AMAR...

  • QUANTO MAIOR FOR O CONHECIMENTO DENTRO DA CONDUTA DOUTRINÁRIA, QUANTO MAIS PARTICIPAREM DOS TRABALHOS NO TEMPLO, MAIS CONFIANÇA VÃO ADQUIRINDO E, ASSIM, A INSEGURANÇA VAI ACABANDO.

  • DEVE SER EVITADO O EXCESSO DE CONFIANÇA, PENSANDO QUE NADA MAIS TEM A APRENDER, E CAIR NO FEIO ABISMO DA VAIDADE!

  • VAMOS, MESMO QUE COM ESFORÇO, NOS TORNAR PRESTATIVOS, CUIDANDO DE TUDO E DE TODOS COM ATENÇÃO E CARINHO, FAZENDO COM QUE AS PESSOAS SE SINTAM BEM COM NOSSA PRESENÇA.

  • A LÍNGUA É O CHICOTE DO CORPO!

  • REMONTAMOS SÉCULOS, ATINGINDO NOSSOS ENSINAMENTOS E NOSSAS HERANÇAS TRANSCENDENTAIS, PORQUE SABEMOS QUE TUDO VIBRA E IRRADIA NESTE UNIVERSO, ONDE TUDO É FORÇA, É LUZ, É VIDA!...

  • NÃO DÊ OUVIDOS A INTRIGAS NEM A CALÚNIAS. SÓ A ÁRVORE QUE DÁ BONS FRUTOS É APEDREJADA POR AQUELES QUE NÃO ALCANÇAM SEUS FRUTOS. A ÁRVORE QUE NÃO DÁ BONS FRUTOS, NINGUÉM DÁ IMPORTÂNCIA A ELA...

  • PRECISAS DISTINGUIR ENTRE O VERDADEIRO E O FALSO. DEVES APRENDER A SER VERDADEIRO EM TUDO: PENSAMENTOS, PALAVRAS E AÇÕES.

  • PRINCÍPIO SUPERIOR DE TODOS OS MISSIONÁRIOS É O TRABALHO.

  • EQUILÍBRIO MORAL É O PRINCÍPIO E O PODER DE TODAS AS COISAS.

  • PROCURE O LADO BOM DA VIDA. SEJA OTIMISTA, PROCURE SUBIR E ESPERE SEMPRE O MELHOR. COM O CORAÇÃO ESPERANÇOSO, TEREMOS TODAS AS COISAS

    NOBRES QUE DESEJAMOS.

  • Dinah da Silva
    1ª Dharman Oxinto